Mari Bueno
A arte
Na cidade de Sinop, no interior de Mato Grosso, Amazônia, Brasil, a artista plástica Mari Bueno, busca inspiração nas características da Amazônia para retratar a cultura indígena, a fauna, a flora, o cotidiano dos moradores e a inculturação na Arte Sacra. As obras ultrapassaram fronteiras e chegaram à Europa, América do Norte e África.
“A inspiração vem a partir da experiência, é o que dá sentido à arte. O artista precisa viver o que expressa no seu trabalho. Minha inspiração é o que eu vivo no meu dia-a-dia”, explica.
Pensando assim, Mari Bueno desenvolveu técnicas escolhendo materiais locais para trabalhar a arte contemporânea. Prefere pintar com tinta óleo sobre tela, mas também trabalha com pigmentos sobre textura (principalmente na arte sacra) e desenvolveu uma técnica para usar pó de serra que busca nos lixões de madeireiras.
A base teórica vem da graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e de duas especializações: em Arte na Educação, pela Fasipe, e em Arte Sacra e Espaço Litúrgico-Celebrativo, pelo Instituto de Teologia de Santa Catarina. Além de cursos realizados na Europa como de desenho, pintura, mosaico e iconografia. Membro da Academia Marial de Aparecida é Pós-graduada em Mariologia pela Academia e Faculdade Dehoniana de São Paulo.
Início
Mari Bueno chegou a Sinop, município que geograficamente está no portal de entrada da Amazônia em 1079. Conta que desde a infância vivenciou os cheiros, as formas, os materiais, as paisagens da região e os costumes dos povos. É dessa vivência que ela tira a inspiração para suas obras.
A pintura surgiu na vida de Mari Bueno como necessidade de externar o que imaginava e sonhava na adolescência. O exemplo vinha de casa com a mãe artesã.
Na faculdade de Letras, em 1992, começou fazer as primeiras exposições, de forma amadora. A profissionalização veio com a necessidade de se dedicar exclusivamente à arte.
“Vários acontecimentos me levaram para a arte. Comecei com um pequeno ateliê, com exposições na minha cidade e região e depois vieram os convites para exposições em outros estados e países.”, explica.
As primeiras obras enviadas para exposições e salões de arte no Brasil e no exterior foram da temática local. Obras onde a artista retratava as características da Amazônia através dos costumes indígenas, da fauna e da flora.
Arte Sacra
O talento reconhecido fora do Brasil também foi reconhecido em “casa”. Atendendo ao convite do padre João Salarini e do bispo dom Gentil De Lazari, em 2006 Mari Bueno assumiu o compromisso de pintar o espaço litúrgico da Catedral Sagrado Coração de Jesus, que é construída em Sinop. Foram cinco anos de trabalho onde a artista pintou 450m² de arte sacra nas paredes da Catedral.
Apesar de o ambiente católico também fazer parte da vivência da artista, Mari Bueno buscou uma pós-graduação em arte sacra para compor o ambiente da “Catedral da Amazônia”, que busca valorizar a região que ela representa. E atualmente, procura aumentar seus conhecimentos como aluna do curso de Teologia.
“Tudo foi criado a partir de muito estudo e se baseando nas normativas da igreja e na sagrada escritura. Buscando na história da igreja e na arte cristã primitiva a inspiração para que a arte sacra atinja seu verdadeiro sentido. Pois o objetivo da arte sacra não é decorativo, mas sim estar a serviço da liturgia dentro do espaço sagrado, e auxiliar na oração e catequização. Procurando com isto, por meio da simplicidade, o belo, e fazendo seu papel de transcender, levar além da imagem e auxiliar na oração e no encontro com o Sagrado”, explica.
Além das fundamentações litúrgicas, Mari Bueno conseguiu manter o seu traço característico da Amazônia e fez o que na arte sacra é chamado de inculturação, isto é, usou elementos regionais, da cultura da região amazônica, na arte sacra dentro das igrejas e também nas telas. Fazendo assim uma arte sacra contemporânea com características da Amazônia brasileira.
Além da Catedral, já fez projetos de reforma do espaço litúrgico e pintura sacra em Igrejas e Capelas de vários estados do Brasil.
Em 2014 foi convidada para realizar uma exposição individual no MASE – Museu de Arte Sacra e Etnologia na cidade de Fatima em Portugal. A mostra intitulada “Maria Discípula Missionária”, contou com 49 obras da artista, que retratavam a vida de Maria e a imagem da mãe de Jesus em 18 países. Posteriormente, essa exposição seguiu para o Museu da Misericórdia na cidade de Viseu, Portugal. E em 2015 para a Basílica de Santo Ambrósio em Milão, na Itália. E posteriormente em vários estados do Brasil.
Em 2018 concluiu a pós graduação em Mariologia na Faculdade Dehoniana em parceria com a Academia Marial de Aparecida.
Em 2019, foi convidada para criar a arte para o XIII Congresso Mariológico de Aparecida. Realizou também no mesmo evento uma exposição com 12 obras no tema Maria e o Espírito Santo e ministrou uma mesa temática sobre a imagem do Espírito Santo na arte.
Premiações
No início da carreira, com o trabalho profissional vieram os primeiros convites para salões. De uma vez, recebeu convite para expor no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Enviou as telas Índia, Mato Grosso e Beija-Flor. As três foram premiadas pela Sociedade Brasileira de Belas Artes, em 2002.
Realizou exposições e foi premiada também em outros países, sendo 23 premiações no exterior: Itália, França, Alemanha, Suiça, Inglaterra, EUA, Portugal e Egito. Tendo participado também de três exposições no Museu do Louvre em Paris, na França, onde ganhou menção honrosa por suas obras.
Em 2012 foi convidada para uma exposição coletiva no Museu de Arte de Chianciano, na Itália onde era a única brasileira entre 140 artistas de 40 países. No ano de 2013 participou de duas Bienais na Europa, a Bienal de Londres, onde ganhou menção especial por sua participação e a Bienal de Siena na Itália. Em 2015 também esteve presente na Bienal de Londres com a obra “Gold of the future” e na Bienal de Chianciano na Itália com duas obras de temática sacra.
• 1999 – Menção Honrosa – Salão 500 anos do Brasil – TV Globo e Associação Cuiabana de Belas Artes. Cuiabá-MT- Brasil.
• 2000 – Melhor Obra Juri popular – V Salão Livre de Artes Plásticas “Tom Jobim” – São Paulo-SP-Brasil.
• Menção Honrosa – V Salão Livre de Artes Plásticas “Tom Jobim” – São Paulo-SP-Brasil.
• Medalha de Ouro – X Salão de Artes Plásticas “Comendador Bernado Saturnino da Veiga Sociedade Brasileira de Belas Artes. São Lourenço – MG- Brasil.
• Medalha de Bronze – 36º Salão Feminino do Rio de Janeiro- Sociedade Brasileira de Belas Artes. Rio de Janeiro – RJ- Brasil.
• Menção Honrosa – XXIV Salão da Primavera do Rio de Janeiro – Sociedade Brasileira de Belas Artes. Rio de Janeiro – RJ-Brasil.
• 2002 - Medalha de Ouro - INDEX CAIRO – Cairo – Egito.
• 2º Lugar Juri Popular - 21º Salão Jovem Arte Mato-Grossense Cuiabá – MT.
• Título de Membro - Academia Nacional de Artes Plásticas- Brasil.
• 2003 - Medalha de Ouro - EUROPEART – Genebra – Suíça.
• Moção de Aplausos – Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Brasil.
• Medalha de Bronze – XIX Salão José Maria Almeida - Sociedade Brasileira de Belas Artes. Brasil.
• Medalha de Ouro – Centro Cultural deGutersloh – Alemanha
• Título de Cidadã Matogrossense -Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso – Brasil.
• 2004 - 2º Lugar – 3º Bienal Arte Moderna Mato Grosso. Brasil.
• 2005 – Menção Honrosa: Ano do Brasil na França – Galeria Artitude. Paris – França.
• 2006 - Menção Honrosa – : Premio ANAP – Academia Brasileira de Belas Artes, Itália – Roma.
• 2007 – Menção Honrosa – Canning House – Londres – Inglaterra.
• 2009 – Menção Honrosa – Salão Internacional de Arte – ANAP – Brasil
• 2010 – Menção Honrosa – Salão Internacional de Arte – Academia Nacional Arte – ANAP – Brasil
• 2010 - Menção Honrosa – Exposição Brasileira Museu Louvre – Paris – França
• Menção Honrosa – Salão Internacional de Arte – Academia Nacional Arte – ANAP – Brasil
• 2011 – Menção Honrosa – Exposição Brasileira Museu Louvre – Paris – França
• 2012 – Menção Especial – Academia Anglo-Italiana de Arte – Museu Chianciano – Siena, Itália.
• 2013 – Menção Especial – Bienal de Londres – Inglaterra.
• Hour Concour – Exposição Coletiva Carroussel do Louvre – França.
• 2013 – Exposição Coletiva na Gagliardi Gallery – Londres – Inglaterra
• Bienal de Chianciano – Siena – Itália.
• 2014 – Exposição Coletiva – Percursos – 40 anos do MACP – Cuiabá – MT
• 2014 – Exposição Individual – Maria Discípula Missinária – MASE – Museu de Arte Sacra e Etnologia – Fátima – Portugal
• 2014 – Exposição Individual – Passos de Maria – Museu da Misericórdia – Viseu – Portugal
• 2015 – Bienal de Londres 2015 – Londres – Inglaterra
• 2015 – Exposição Maria Discípula Missionaria – Basílica de Santo Ambrósio – Milão - Itália
• 2015 – Bienal de Chianciano – Chianciano - Itália
Outros trabalhos
- Criação do troféu Prêmio Mérito Logista CDL, Sinop -MT
- Criação da Capa e ilustração do álbum do Grupo Vocal ” Contraponto “
- Criação da Capa e ilustração do livro de poemas ” Águas de encantação ” de Marli Walker, Editora UNEMAT ( Universidade do Estado de Mato Grosso )
- Criação da Capa e ilustração do livro ” Educação e Sócio-economia Solidária ” de Laudemir Luiz Zart e Josivaldo Constantino dos Santos – Editora UNEMAT ( Universidade do Estado de Mato Grosso )
- Criação da Capa e ilustração do livro ” Sinop: Educação, memória e ambiente ” de Laudemir Luiz Zart, Edison Antonio de Souza e Paulo Alberto dos Santos Vieira, Editora UNEMAT ( Universidade do Estado de Mato Grosso )
- Criação da Capa do livro ” Literatura, História ” de Luzia Oliva dos Santos - Editora UNEMAT ( Universidade do Estado de Mato Grosso )
- Criação da Capa e ilustração do DVD e livro ” Raízes da História de Sinop ” do Prof. Luiz Erardi F. Santos
- Ilustração no livro didático ” Arte: artes visuais e musicalização 5º ano ” de Ailen Rose Balog de Lima e Ellen Boger Stencel – Editora Casa Publicadora Brasileira
- Capa do livro Familia em Oração de Dom Vito Schlickmann com a obra Sagrada Familia – Editora Vozes
- Capa do livro Oraçôes para o dia 25 de cada mês – Scala Editora
- Capa do livro Plantar e colher o dízimo – Marcelo Santos – Scala Editora
- Capa do livro Novena de Natal – comemoração dos 40 anos de Edição – Scala Editora
- Arte para o Congresso Mariológico do Santuário de Aparecida 2019
Exposições
1998 – Exposição Coletiva V Salão de Arte Sacra – Cuiabá – MT- Brasil.
1999 – Conferência Distrital do Rotary – Barra do Garça-MT – Brasil.
2000 – Exposição Coletiva Pintores Virada do Século – Cuiabá-MT– Brasil.
2001 – Exposição Coletiva Pintores Virada do Século – Cuiabá–MT– Brasil.
2002 – Exposição Internacional de Pintura da Academia Nacional de Artes – Poços de Caldas –MG– Brasil.
Exposição individual retratos de interior - SESC Arsenal – Cuiabá MT– Brasil.
XXI – Salão Jovem Arte Mato Grossense – Cuiabá- MT– Brasil.
I MAB – Retratos de Sinop – Sinop-MT– Brasil.
2003 – II MAB – Expressões – Sinop-MT– Brasil.
Competição Internacional de Arte – ANAP – Poços de Caldas-MG– Brasil.
2004 – III MAB – Imperceptível – Sinop-MT– Brasil.
Exposição Individual Coloquial de Estudos Lingüísticos e Literárias – UNEMAT – Sinop-MT– Brasil.
Competição Internacional de ARTE – ANAP – Viena
Salão Internacional da ANAP – Poços de Caldas-MT– Brasil.
Exposição de Artes – Casa da Cultura – Sinop-MT– Brasil.
Exposição Individual – Casa da Cultura – Sinop-MT– Brasil.
2005 – International Art Competition NAFA – Viena
2007 – Exposição da Anap – Canning House – Londres- Inglaterra
2008 – Exposição O Desfitar – Sesc Arsenal – Cuiabá-MT– Brasil.
Exposiçao O Desfitar – Sinop-MT– Brasil.
2009 – Artexpo international – Nova Iorque – EUA
2010 – Exposição de Arte Brasileira – Nova Iorque – EUA – Academia Nacional de Arte.
2013 – Exposição Coletiva na Gagliardi Gallery – Londres – Inglaterra
Bienal de Chianciano – Siena – Itália.
2013 – Exposição Coletiva na Gagliardi Gallery – Londres – Inglaterra
Bienal de Chianciano – Siena – Itália.
2014 – Exposição Coletiva – Percursos – 40 anos do MACP – Cuiabá – MT
2014 – Exposição Individual – Maria Discípula Missinária – MASE – Museu de Arte Sacra e Etnologia – Fátima – Portugal
2014 – Exposição Individual – Passos de Maria – Museu da Misericórdia – Viseu – Portugal
2015 – Bienal de Londres 2015 – Londres – Inglaterra
2015 – Exposição Maria Discípula Missionaria – Basílica de Santo Ambrósio – Milão - Itália
2015 – Bienal de Chianciano – Chianciano – Itália
2016 - Exposição Maria Discípula Missionaria – Santuário de Aparecida – São Paulo
2016 - Exposição Maria Discípula Missionaria – Galeria de Arte Mari Bueno – Sinop MT
2016 – Mostra Iluminare – Sinop MT
2016 - Exposição Maria Discípula Missionaria – Museu de Arte Sacra – Cuiabá MT
2016 - Exposição Maria Discípula Missionaria – Gesp – Sorriso - MT
2017 – Exposição Maria Discipula Missionaria – Santuário Divino Pai Eterno – Trindade – Goias
2017 – Mostra A arte dos sentidos – Iluminare 2017 – Sinop MT
2017 – Exposição individual Cotidiano de Sinop – Celebra Sinop – MT
2018 – Mostra Iluminare – Arte e Mística – Sorriso – MT
2018 – VIII MAB Mostra de Arte Mari Bueno – Galeria Mari Bueno – Sinop MT
2019 - Exposição Maria e o Espírito Santo – Congresso de Mariologia – Aparecida – SP
2020 – Exposição Individual “Amazonia” no Vaticano, Sala Stampa, Sínodo da Amazônia - Itália
Acervos Públicos
- Museu da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) Campus da cidade de Cáceres
- Prefeitura Municipal de Sinop
- Câmara Municipal de Sinop
- SESC Arsenal de Cuiabá – MT
- Hospital Santo Antônio de Sinop – MT
- Catedral Sagrado Coração de Jesus, Sinop – MT
- UNEMAT ( Universidade do Estado de Mato Grosso ) Campus da cidade de Sinop
- MACP – Museu de Arte e Cultura Popular – Cuiabá – MT
- MASE – Museu de Arte Sacra e Etnologia - Fátima – Portugal
- Museu da Misericórdia – Viseu – Portugal
Arte Sacra e Espaço Litúrgicos em Igrejas
- Catedral Sagrado Coração de Jesus – Sinop MT
- Paróquia São Camilo – Sinop – MT
- Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fatima – Lucas do Rio Verde – MT
– Igreja São Mateus – Sorriso – MT
- Capela Hospital Santo Antônio – Sinop MT
- Paroquia São Cristóvão– Sinop MT
- Paroquia Santa Maria Mae de Deus – Matupá – MT
- Paróquia Santo Antônio – Sinop MT
- Capela Hospital 13 de Maio – Sorriso – MT
- Capela Nossa Senhora Aparecida – Santa Carmem – MT
- Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Tapurah – MT
- Capela São Roque – Primaverinha - MT
Homenagens
2002- Troféu Marco Geodésico da América do Sul – Cuiabá-MT
2003 – Título de Cidadã Mato-grossense – Assembléia
Legislativa do Estado de Mato Grosso.
2003 – Moção de Aplausos – Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso
2004 – Dia Internacional da Mulher Câmara Municipal de Sinop-MT
2005 – Comenda Colonizador Enio Pepino – Sinop-MT.
2012 – Moção de Aplauso –Exposição Chianciano – Italia -Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
2012 – Moção de Aplauso –Bienal de Londres- Inglaterra -Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso